exposing the dark side of adoption
Register Log in

Mãe americana 'devolve' à Rússia rapaz adoptado (Portugese article about Hansen case)

public

por SUSANA SALVADOR

Menino de sete anos foi colocado sozinho num avião apenas com uma mensagem

"Já não quero ser mãe desta criança", dizia a nota que acompanhava Artem, de sete anos, na sua viagem solitária de Washington para Moscovo. O rapaz que tinha sido adoptado há seis meses por uma enfermeira norte-americana foi posto num avião e enviado de volta para a Rússia. Torry-Ann Hansen, de 26 anos, argumentou que ele era violento e que tinha sido enganada pelo orfanato de Vladivostoque. Os russos estão chocados e apelam ao fim das adopções para os EUA.

A nota que Artem segurava nas mãos quando foi levado pelas autoridades estava endereçada "a quem possa interessar" no Ministério da Educação. Nela, Torry-Ann dizia que o rapaz é "mentalmente instável", "violento" e que tem "comportamentos psicopatas agudos". Comportamentos esses que lhe terão sido omitidos pelos responsáveis do orfanato. Por essas razões, quer anular a adopção. "Depois de dar o meu melhor a esta criança, lamento dizer que, para segurança da minha família, amigos e de mim própria, já não quero ser mãe desta criança", escreveu a enfermeira do Tennessee.

As autoridades russas dizem que Torry-Ann tem outro filho e é mãe solteira. Artem terá dito que ela era "má", "não gostava dele" e costumava puxar-lhe o cabelo. Nem a mãe nem a avó adoptiva lhe revelaram que o iam abandonar, limitando-se a dizer-lhe que ia numa "excursão" a Moscovo. No aeroporto, estava à sua espera um guia turístico a quem Torry-Ann terá pago 200 dólares para entregar a criança às autoridades.

Os russos negam que a criança tenha quaisquer problemas de comportamento. "O Artem é normal para a sua idade", disse um dos responsáveis pela adopção. "É uma criança um pouco teimosa, mas este não é um problema para pais amáveis", afirmou, explicando que a mãe biológica do rapaz perdeu a sua custódia quando ele tinha seis anos por problemas de alcoolismo. "Estamos chocados de ver como uma família americana tratou a nossa criança."

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguey Lavrov, disse à televisão local que vai recompensar a suspensão das adopções por parte dos pais americanos, até à assinatura de um novo acordo entre os dois países. Aparentemente, no passado, os EUA terão recusado um tal acordo, "mas este acontecimento foi a última gota de água", terá dito. Este não é o primeiro caso trágico. No início de Março, um rapaz russo morreu depois de o pai adoptivo o ter deixado no carro, com temperaturas de mais de 30 graus.

dn.sapo.pt
2010 Apr 10